Programatic Media ou Dona Maria?

programaSemana passada participei de um evento do Grupo Meio e Mensagem, o ProXXIma, sobre comunicação digital.

Como acontece em todas as edições, foram apresentadas ferramentas consideradas fantásticas e tendências de comunicação online que fazem nosso Brasil-sil-sil ficar alguns anos atrás de boa parte do mundo. (Como vem acontecendo em todas as edições, inclusive de Copa do Mundo).

Uma dessas ferramentas/tendências/Brasil atrasado é o Programatic Media, que já é realidade no planejamento de mídia de diversos anunciantes. Especialmente, é óbvio, no “estrangeiro”.

Fazer com que o seu anúncio chegue exatamente no consumidor que você quer. Ou seja: para cada cliente, um anúncio diferente. É tiro na testa com dedo no pulso ao mesmo tempo. O Programatic Media é o sonho de consumo de quem quer aumentar o consumo.

Uns três dias depois, ainda absorvendo toda aquela overdose de multicanalidade, hotwords e, claro, uma pequena dose de bullshit, tive mais uma mostra de ROI no marketing de varejo. Aliás, no branding retail.

Foi assim:

A pessoa sexo feminino, B+, 40-55, procurava uma cozinha na Casas Bahia. Vamos chamá-la de Dona Maria. É claro, toda dona de casa da classe média é Dona Maria. E, ao lado de nossa ilustre consumidora, uma mulher 15-20. Que você pode chamar de filha da dona Maria. A Mariazinha.

– Olha, Mariazinha, que cozinha linda!

– Nossa, mãe. Meio antiguinha, né? Tem outra bem mais legal ali do lado, vem ver.

Não acompanhei a compra até o fim. Mas fiquei ali perto até ver que, de cara, dona Maria ficou muito mais inclinada a comprar a cozinha que a filha sugeriu. Que, aliás, era bem mais cara.

Tiro na testa. Mariazinha falou, Dona Maria deu moral.

Em tempos de Programatic Media, o Human Indication ainda faz toda a diferença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s